O mercado mudou, e agora? Saiba como fidelizar seus clientes

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É difícil pensar no que fazer com sua loja, ou que ações de marketing devemos adotar, quando vivemos dia a dia a crise no comercio, as poucas vendas, e a insegurança do que irá acontecer ao finalizar o mês.

Sabemos que o mercado, as tendências, os desejos ou impulsos e a economia mudaram, então não podemos ignorar que os consumidores já não são mais os mesmos, eles também mudaram. Parece como que perderam aquele desejo de compra dos bons tempos. Podemos perceber que, quando entram em uma loja, abrem a carteira com medo. Podemos dizer que os consumidores mudaram o seu estilo de vida consumista de forma radical e começam a adotar novos limites do que é desnecessário e do que é essencial. Para isto, é possível dividir o consumidor em grupos: Grupo 1 – “pé no freio”, são os consumidores mais atingidos na crise, e eles eliminam todo tipo de gastos. Grupo 2 – “conturbado mas paciente”, igual ao pé no freio, só que com menos agressividade, ficando mais seletivo. Grupo 3 – “vive o presente”, eles continuam agindo de forma igual, somente adiam compras de grande valor.

Independentemente do grupo, os consumidores classificam os serviços e produtos em categorias, para assim priorizar seus gastos: essenciais (necessário para o consumidor subsistir); adiáveis (onde a compra pode ser postergada); de agrado do consumidor (são os consumos justificáveis); e os dispensáveis (eles são desnecessários ou não justificam a compra durante uma crise).

Então, podemos afirmar que se queremos (na realidade devemos) adaptar-nos ao novo comportamento do consumidor em uma crise, não podemos continuar utilizando a tradicional receita do varejo, que vem se utilizando nas últimas décadas. Precisamos fazer muito mais e saber fazer melhor. Tem que comunicar-se de forma objetiva e personalizada com seus consumidores. Mudar o conceito da venda para uma experiência de compra, e, obviamente, ACEITAR A TECNOLOGIA, digo obviamente e acentuando, por que ainda tem pequenos empresários que abrem mão da tecnologia, e não percebem que ela é uma realidade, que está instalada na vida de todos os consumidores, e que, o próprio empresário, é obrigado a utilizar no dia a dia no seu comercio, realizando suas compras com os fornecedores, pagando contas no bankline pela internet, falando com os fornecedores pelo WhatsApp, etc. Mas ainda, ele não enxerga, ou não aceita a tecnologia aplicada aos seus consumidores como estratégias de marketing e aumento da sua receita.

Ao longo desta coluna de marketing, e nas próximas edições, vou apresentar dicas, para que você consiga esquentar o seu negócio, assim como, sanar suas dúvidas para construírem seus negócios com mais propriedade, rumo ao sucesso.

Para finalizar, vou deixar 5 estratégias que você deve implantar no seu comercio, pensando na fidelidade dos seus clientes, que é e sempre será A MELHOR ESTRATÉGIA para AUMENTAR SUAS VENDAS. As relações interpessoais e de fidelidade que você estabelece, muitas vezes pode ser o principal diferencial entre o sucesso e o fracasso. Com isso em mente, aqui estão as cinco estratégias para criar e sustentar a fidelidade e a lealdade com seus clientes:

  • Oferecer aos seus clientes VALOR: se você não oferecer valor conciso e consistente para seus clientes, eles nunca vão ser fiéis a você.
  • Use o elemento surpresa: saiba mais sobre a rotina dos seus clientes, e prove a eles, que o investimento pessoal que eles fazem em seu negócio fica reconhecido e recompensado.
  • Seja íntimo em escala: lembre-se que você oferece produtos ou serviços para todos os consumidores, mas seus clientes, estão tendo a experiência de compra única com você.
  • Dados = Conhecimento: você sabe o que é melhor do que lançar uma boa oferta? Obtendo a oferta certa, no momento certo e com o consumidor certo. Pense nisso.
  • Ações MOBILE AGORA: pare de resistir a transição para ações nos celulares. Encontre a forma de viver nos celulares dos seus clientes. Eles irão enxergar o seu comercio de forma mais atrativa e diferente. Sem falar, que a sua marca irá estar em continuo contato as 24 horas do dia com seu consumidor.

Ficam as dicas para você pensar, e no próximo artigo, vou abordar a fundo, o marketing de fidelização, para você vender mais e mais cada dia.

Gaston Pedro Navarre – Licenciado em Administração e Marketing, consultor e palestrante, CEO & Founder da DMGroup Marketing digital e CEO & Founder da Stampy Cartões de Fidelidade Mobile.

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